Top 7 erros que os iniciantes em vídeos cometem e que não podem fazer parte de nenhuma produção.

Os Top 7 erros que os iniciantes cometem em vídeos tratam de detalhes essenciais que muitas vezes não nos atemos em prestar atenção e que, por isso, resultam em péssimos trabalhos que não são interessantes ao público alvo e afastam a audiência.

Para gravar seus vídeos você precisa ter certos cuidados. Chegou a hora de falarmos sobre os 7 erros que os iniciantes em vídeos cometem, os quais precisam ser evitados a todo custo sob risco de perder o interesse do público ou futuros clientes nas suas redes:

ERRO N.1: Câmera balançando

É muito comum, quando as pessoas estão começando a gravar seus primeiros vídeos, pedirem para alguém ajudá-la segurando o celular, por exemplo. O que ocorre é que esta pessoa não percebe que está balançando a câmera ou, se percebe, não tem ideia de como estabilizá-la. O resultado?

Certamente você já deve ter assistido vídeos amadores tremidos, então deve saber do que eu estou falando. Isto tira a atenção do seu espectador para a (má) qualidade do seu vídeo. Imagino (e espero) que não seja este o resultado que você quer.

Sugiro que pense seriamente em investir em um tripé. Caso realmente não possa adquirir imediatamente, tente algo que o substitua, mas não deixe a sua câmera sem uma base. Isso fará toda a diferença!

ERRO N.2: Começo ruim

Esse é o erro clássico que muita gente comete!

Quando você coloca uma headline do seu vídeo no Youtube para a pessoa clicar, ou até mesmo uma Thumbnail (aquela imagem congelada do seu vídeo), as pessoas já vão clicar ali pensando que vão assistir alguma coisa. E aí, o vídeo começa a rodar, você começa a falar e etc…

Mas, às vezes não é bem assim. Existem vídeos que na introdução tem aquela vinheta de 38 segundos, mostrando a logomarca do canal girando, pegando fogo e tal… Por favor, esqueça isso! Pode ter certeza, você não precisa de nada disso. A dica é: Vá direto ao ponto!

Lembra o que eu falei no último tópico? Faça uma introdução que conecte o espectador. Por exemplo: Já comece falando “Oi! Aqui é fulano, e nesse vídeo você vai ouvir sobre isso..” para que a sua audiência possa identificar o assunto e constate se realmente a interessa, afinal ela tem o direito de ficar ali se quiser, ou não.

Não enfade o seu público. No Youtube é assim: Direto ao ponto! “Now”!

ERRO N.3: História ruim ou muito fraca

Com certeza você já assistiu inúmeros vídeos no Youtube, na televisão, e em alguns momentos você perdeu o interesse, não quis ver até o fim, porque aquela história não te prendeu, ficou entediante…

Este é um erro crônico de algumas pessoas que gravam vídeos: Não ter uma história coesa, que tenha início, meio e fim.

Você precisa saber onde sua história começa, fazer os ganchos certos para a pessoa continuar assistindo, ou seja, dar uma pequena dica no início do vídeo sobre o que será abordado mais à frente. Assim, você vai conseguir conectar a pessoa à sua história, por isso ela precisa ser envolvente. Então, cada vídeo que você faz precisa contar uma história, mesmo que seja um tutorial, quando você inclui uma história nele, ele se torna muito mais poderoso, sai do aspecto técnico, que entedia.

Se você reparar o canal dos grandes youtubers, eles sempre estão contando histórias. Então, você precisa contar histórias nos seus vídeos e essas histórias têm que ser muito bem elaboradas. Você precisa pensar num script antes de gravar.

Não vá para a frente da câmera sem ter o conteúdo planejado e bem estruturado.

ERRO N.4: Vídeo longo demais

Este é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, principalmente aquelas que têm a “arte” de falar e não dizer nada, que falam muito, dão várias “voltas”, para só entregarem o que interessa no final do vídeo.

Lembre-se sempre: No Youtube, o “menos” é “mais”. Entregue o seu melhor conteúdo de forma compacta, condensada e mais rápida possível, para que o seu público tenha interesse em ficar ali navegando no seu canal e ir para o próximo vídeo da sua playlist.

Então, cuide com o tempo dos seus vídeos. Siga esta dica porque ela realmente faz muita diferença!

ERRO N.5: Enquadramento

O principal erro que as pessoas cometem é aquela sobra de “teto” no vídeo, um enquadramento estranho, cortando cabeça, braços, dando a impressão de vídeo amador, virá para um lado e para o outro para fazer algum tipo de efeito, mas que deixa a audiência desorientada.

Outro fator é estar em um cenário que não representa aquilo que você está falando. Por exemplo: você está falando de negócios num ambiente como uma cozinha, com uma pia cheia de louça suja atrás de você, ou a porta do guarda-roupas aberta com uma toalha pendurada. Isso realmente destroi por completo a qualidade do seu vídeo.

Então, cuide muito com o enquadramento e o cenário (local) onde você está gravando o seu vídeo.

ERRO N.6: Iluminação ruim

Você consegue ficar muito tempo assistindo a um vídeo com pouca luz ou sem luz? Com certeza não!

Os seus seguidores também não vão gostar de um vídeo assim. Então, preste muita atenção na iluminação das suas cenas.

Você precisa cuidar da posição das luminárias que estiver usando. O foco da luz precisa estar voltado para o local certo. Questão de estratégia.

Evite ficar contra a luz. Jamais grave um vídeo de costas para uma janela, por exemplo, pois isso fará com que a sua imagem fique escura e a janela (iluminada) esteja em evidência.

A iluminação com toda certeza é essencial para se considerar um vídeo de qualidade, bem gravado, profissional.

ERRO N.7: O áudio

O áudio é um dos detalhes mais importantes do seu vídeo.

Tenho certeza que você até conseguiria assistir a um vídeo mal enquadrado, ou com uma iluminação ruim. Mas com um áudio ruim, com ruídos e chiados? Certamente você não manteria a sua atenção ali.

E, assim como você, seu público também merece um vídeo com um áudio limpo, sem ruídos, certo?

Então, capriche! Ganhe pontos com os seus seguidores!

Estes são os Top 7 erros que os iniciantes em vídeos cometem pontuados para que você não os cometa nas suas produções, pois dão um aspecto amador aos vídeos e afastam a sua audiência. Esta lista serve para que você sempre lembre de tomar cuidado com os detalhes, como um gesto de respeito e atenção para com o seu público, fazendo com que ainda mais pessoas tenham interesse nas suas produções, pois sabem que terão acesso à um vídeo profissional que não deixa nada a desejar.

Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Assista o vídeo na íntegra:

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário