Como e possível viver fazendo vídeos?

Assim como eu, existem outras milhares de pessoas ao redor do mundo que estão gravando vídeos e vivendo disso, fazendo do Youtube o seu “motor de negócios”.

Existem N oportunidades para faturar e se sustentar um negócio e várias formas que você pode fazer isso. Como é um mercado novo, outras formas de viver com vídeos e YouTube são descobertas todos os dias.

Uma das formas mais eficazes de tornar vídeos e YouTube a sua profissão, é a que eu utilizo hoje: criar infoprodutos.

O que é um infoproduto?

Imagina que eu tenho conhecimento sobre determinado assunto, gravo vários vídeos falando sobre esse assunto fazendo um curso. Hospedo os vídeos dentro de um site e vendo acesso a esse curso, esse treinamento.

Geralmente é algo que seja útil em resolver algum problema do mercado.

Exemplo: dou um curso que ensina as pessoas que não sabem nada sobre como vender online, a vender no mercado livre (eu resolvo o problema de alguém).

To be a YouTuber

Outra forma que existe de viver de vídeos, é você ser um YouTuber.

Se você tem o dom de contar piada, ou falar da sua vida dá ibope (e você se sente à vontade), se gosta e sabe cozinhar, ou sabe fazer qualquer coisa que desperte o interesse das pessoas, você pode criar um canal no YouTube. Obviamente não é algo simples de fazer, mas se você tiver talento, se tiver algo de valor que faça as pessoas se apegarem a você e acompanharem seu trabalho, você também tem chances de ter muito sucesso.

O que é um Youtuber?

Basicamente é uma pessoa que fala sobre a vida, sobre o cotidiano, sobre aquilo que ela faz e compartilha isso usando a rede social. Ao começar, ninguém vai exigir de você ultra qualidade, você pode começar com o seu celular mesmo.

Ser um YouTuber é uma possibilidade de negócio, mas é uma possibilidade mais demorada de colher os frutos (rentabilizar). Quem está começando a ganhar dinheiro agora, já vem fazendo isso há muito tempo. Não conte com isso pra você ganhar dinheiro no mês seguinte. Até você acertar a veia, pode demorar bastante.

Vou citar o exemplo do nosso amigo Thiago Fonseca do canal Boom (que hoje está explodindo com quase 3 milhões de seguidores). Esse é um cara muito inteligente, ele sabe cantar, sabe tocar instrumentos, é super criativo…

Ele tentou várias vezes fazer seu canal do YouTube dar certo. Se você olhar o retrospecto dos vídeos no canal Boom, tem vídeos de paródia de música, vídeo piada e vários outros temas, antes dos vídeos de pegadinha.

Nesse mundo, o mercado é quem vai dizer o que mais gosta. Só que pra você saber, precisa tentar várias coisas.

Produtores de vídeos estão sendo super procurados no mercado

Um outra forma de você viver de vídeos, é ser um produtor.

Eu recebo dezenas e dezenas de pedidos (que eu não posso atender), dos caras que querem que eu grave seus vídeos de vendas, conteúdo, querem que eu faça os vídeos deles.

Muitos empresários não têm tempo disponível, nem técnica, nem estrutura e nem pessoal para produzir vídeos. Para eles é imensamente interessante terceirizar alguém que possua tudo isso, enquanto eles mantém o foco no negócio deles. Se eu cobrasse uma grana desses caras, eles pagariam sorrindo, porque eu domino as câmeras.

Quando você dominar, souber como fazer com a câmera, com a luz, áudio, edição e tudo mais, você vai ter o poder de atender clientes com alto potencial de caixa para bancar a sua estrutura.

Se você investir 10 mil reais em equipamento (com isso você já consegue uma câmera, um tripé, um microfone e um ou 2 pontos de luz), e tiver uns 3 clientes, já pode iniciar ganhando facilmente 20 mil reais com uma estrutura muito pequena. Dá pra começar com isso, depois você vai ampliando conforme o dinheiro vai entrando.

Pequenas empresas também querem vídeos

Existem muito mais formas de ganhar dinheiro fazendo vídeos. Uma outra que eu quero comentar com você, é atender pequenas empresas.

Como é atender pequenas empresas?

Nós gravamos o vídeo desse post, em um restaurante (que aliás, eu recomendo. Reustaurante Bernino, do meu amigo Cristian, na Pedra Branca em Palhoça), uma pequena empresa.

Então, que tal organizar um evento ou ação (promoção)? Poderia ser a semana gastronômica, por exemplo… Um evento que o chefe apresentasse toda a semana, pratos que que são servidos na casa.

Você e o proprietário do restaurante entram num acordo, você estabelece quantos vídeos vai gravar e que preço vai cobrar. Você vai fazer os vídeos com o maior capricho do mundo, editá-los e subir no YouTube. Também vai fazer um pequeno investimento em uma campanha na internet (custo que deve ser incluído no valor cobrado, claro!), utilizando os vídeos no YouTube. Nesse caso você faz marketing local, você não tem que divulgar esse vídeo para o Brasil inteiro.

Se você tiver 10 clientes como o Cristian, pode faturar bem alto. Em algum momento é possível que apareçam novos custos, como um funcionário por exemplo. Mas quando você chegar nesse ponto, vai estar faturando suficiente para arcar com isso e o seu negócio vai virar uma pequena produtora de vídeos para o YouTube.

É isso! Simples de fazer e excelente forma de trabalhar, conseguir prestígio, receita e uma carreira promissora. Essa é uma oportunidade muito real e é fácil de gerenciar.

O pulo do gato

Você que me acompanha, certamente sabe que nós temos outros “gatilhos mentais” para aplicar, ou outras táticas de guerrilha pra fazer que um vídeo bombe na internet.

A primeira delas: uma página de captura associada ao seu vídeo. Você vai criar uma página oferecendo algo bom e pedindo que a pessoa deixe o e-mail. Os e-mails cadastrados, vão para uma ferramenta que se chama autoresponder. Depois você programa uma série de e-mails, atrativos, que faça as pessoas curtirem participar dos eventos e promoções que você cria.

Se você achar mais fácil, pode também pedir para as pessoas deixarem o nº do Whatsapp, para quando houver evento receberem mensagens-convite através de uma lista de produção para todos os interessados.

Assista o vídeo na íntegra:

É FÁCIL OU NÃO É, VIVER DE VÍDEOS?

Se eu te disser que em menos de 3 meses de um pouco de dedicação, você estará apto a gravar qualquer tipo de vídeo que quiser, o que você me diria?

Aprenda a fazer vídeos com qualidade, com técnica, com inteligência…

Nos próximos dias eu vou organizar um evento chamado Semana dos Vídeos Online. Então, fica aqui o convite pra você se inscrever e participar, é só colocar seu e-mail no www.semanadosvideos.com.br

Nesse evento, vou falar sobre como criar um negócio e manter, partindo praticamente do zero (com poucos equipamentos ou o que você tem na mão). Como você pode desenvolver um negócio baseado em vídeos, além de muitas outras coisas, como técnicas de filmagem, o que abordar, como falar bem, perder a vergonha, enfim… Vai ser muito legal! Participe!

Então é isso!

Um forte abraço e até logo!!

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário