Quem me acompanha sabe o quanto eu falo sobre o poder dos vídeos para alavancar negócios na Internet…
Seja para um negócio, marca, produto ou serviço ser reconhecido pelo público, ou seja para ir além: VENDER MAIS!
Qualquer negócio hoje em dia precisa ter o que todo especialista de marketing digital chama de Presença Online.
Mesmo blogueiros que inicialmente apenas pensam na fama, acabam por se render ao poder do Marketing Online. Por que? Porque dá lucro!
Por ter consciência da descrença da maioria dos pequenos e médios empresários brasileiros, mas que sonham com um faturamento maior, é que hoje quero compartilhar as minhas impressões sobre esta realidade e as oportunidades que muitos deles estão deixando passar por desconhecerem ou mesmo não acreditarem na eficácia do uso dos vídeos para divulgar negócios online.
Vivemos na Matrix
De uma vez por todas, é necessário que qualquer dono de negócio tenha esta consciência: É na Internet que os seus clientes estão!
De acordo com o último Relatório Digital in 2018, divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social, somos mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à rede, enquanto as estimativas mais recentes apontam para uma população global de 7,6 bilhões de seres humanos.
Dentre os usuários globais, o Brasil é o terceiro país que mais fica online: são, em média, 9h14min todos os dias.
Você consegue perceber a vastidão de oportunidades que um empresário tem para alcançar um público específico e VENDER?
Achou sensacional? Então, observe este dado:
O mesmo Relatório mostra que as pessoas vêm perdendo o receio de comprar online em todo o mundo. Em 2017, 1,77 bilhão de pessoas (ou 23% da população mundial) realizaram ao menos uma aquisição via comércio eletrônico, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram gastos mais de US$ 1,4 trilhão, aumento de 16% sobre 2016, resultando em um consumo médio de US$ 833 por pessoa.
Estes são dados de 2017… O que você acha que aconteceu de lá para cá?
Só no Brasil, nesta mesma época, 45% da população já tinha o hábito de comprar produtos pela internet.
Uma pesquisa mais recente mostra que 43,7 milhões de pessoas compraram pela internet no Brasil, 34% do total de usuários – Esse dado é parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada em agosto deste ano (2019), que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país. A pesquisa, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é uma das principais no país.
Estes dados são fatos que nos provam o quanto a maioria dos empresários estão deixando de ganhar mais dinheiro ao não apostar nos vídeos para divulgar negócios online.
Os Perfis dos Empresários que ainda não usam Estratégias de Vídeo Marketing
Quando se trata de estratégias para vender mais, existem vários tipos de perfis de empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços, enfim…
Há os que preferem continuar como estão, pois estão acostumados com o mecanismo habitual e não querem arriscar ou mesmo “perder tempo” na busca de novas formas para conquistar e manter clientes.
Então, o que eles fazem é manter o que conhecem, isto é, preferem anunciar em jornais ou revistas, outdoors, busdoor, carros de som, propaganda na TV…
O problema é que esse tipo de publicidade não é eficiente. Além de somente enfadar ou causar transtornos ao público, alguns são caros e não possibilitam saber se o cliente, de fato, procurou o produto, serviço ou negócio através destes meios, ou seja, eles apenas cumprem o papel de fazer o cliente visualizar a marca, porém não permitem mensurar resultados.
Por outro lado, existem empresários que até têm interesse em novas alternativas para atrair mais clientes, porém não têm tempo para pesquisar, estudar e implementar estes novos mecanismos ou não sabem onde buscar informações e até mesmo desconhecem este tipo de assunto.
Além disso, há os que se sentem constrangidos em se imaginar na frente de uma câmera, e acham que isso é coisa para adolescente que não tem o que fazer da vida.
A verdade é que, tanto o primeiro quanto o segundo e o terceiro perfil ainda não entendeu a importância de considerar as novas maneiras de atrair clientes à compra de seus produtos/serviços.
E podemos ir mais além… muito mais do que somente atrair o público, fidelizar estes clientes é mais um dos desafios a serem superados em um mercado onde não só a concorrência é grande (e muitas vezes desleal).
E também há a insegurança diante de uma economia instável pela qual passamos atualmente que faz com que as pessoas pensem mais antes de efetivar uma compra, e isso é, certamente, mais um fator a ser considerado na hora de pensar em uma estratégia de marketing.
Para que um profissional que deseja ter sucesso em seu nicho de mercado possa superar estes e outros elementos, é necessário buscar novas alternativas para desenvolver uma estratégia realmente efetiva para conquistar mais clientes.
O fato é que mesmo que ainda muitos empresários não acreditem, implementar estratégias de marketing digital nos negócios já não é mais uma opção… É uma obrigação! Uma regra!
Dá uma olhada nesta matéria da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Está mais do que provado que os empresários precisam se conscientizar que o público que eles buscam está na Internet, ou seja, é fundamental usar estratégias de marketing para buscar um público virtual.
Muito além de uma câmera…
A conscientização deste empresário é um dos maiores desafios.
O pequeno e médio empresário, em geral, não tem a mentalidade empreendedora e moderna o suficiente para levar a sério a ideia do uso dos vídeos para divulgar seu negócio online.
Portanto, o mercado se encontra no seguinte cenário:
Demanda de público alvo
X
Demanda de empresários a serem educados
para que saibam como converter este público em clientes
Este empresário precisa entender que…
- Atualmente, os clientes deixaram de ser “pessoas físicas” e se tornaram perfis virtuais
- Estes clientes podem ser alcançados com técnicas de anúncios através de vídeos estratégicos que vendem
- É importante ter a consciência de um empreendedor e não de um comerciante retrógrado
- Um empreendedor não tem medo de evoluir
- Evolução significa novos desafios, e colocar a sua própria imagem em frente à uma câmera para divulgar o seu negócio é um dos passos essenciais para o crescimento do seu negócio
É claro que um vídeo, em si, não fará o “milagre”…
O processo vai muito além de uma câmera… conteúdo estratégico e técnicas comprovadas são o segredo para o sucesso de um marketing online.
E isso exige conhecimento específico, mas que não é impossível de alcançar e nem muito tempo de aprendizado para colocar em prática.
Eu já trilhei “este caminho das pedras” e sei exatamente como qualquer pessoa pode conseguir se tornar especialista neste tipo de prestação de serviços.
Qual a solução?
Há 2 caminhos:
- O empresário deve se preparar, pesquisar, estudar e colocar em prática, no seu negócio, as estratégias para divulgar o seu produto ou serviço.
ou
- Contratar um Produtor Especialista em Vídeos para Negócios.
De qualquer forma, sabemos que existe uma super demanda a ser atendida online e uma oportunidade de ouro para quem deseja vender mais (no caso do empresário) ou montar o seu próprio negócio atendendo pequenas empresas regionais (caso de pessoas que buscam outra atividade ou uma renda extra).
Para um empresário: Imagine-se precisando vender mais, mas sem poder investir altos valores em uma agência de marketing ou produção de vídeos, ciente de que pode alcançar clientes através da Internet, mas sem conhecer o caminho estratégico para chegar nestes clientes.
Para quem deseja montar a sua Agência de Vídeo Marketing: Imagine-se sendo a solução para este pequeno empresário tendo uma proposta prontinha e uma estratégia assertiva para fazer acontecer!
Como já mencionei anteriormente, um empresário pode implementar o Vídeo Marketing em seu próprio negócio? Com certeza!
Mas, o melhor dos mundos é ele focar na gestão do seu negócio e deixar a parte do Marketing com um especialista sem precisar investir altos valores…
Considerando que uma produtora de vídeos não faria a parte do Marketing (a divulgação do negócio online) e uma Agência de Marketing Digital, em geral, não usa estratégias de vídeos para alavancar negócios online…
O Produtor Especialista em Vídeos para Negócios seria o profissional ideal!
Por isso, se você quer ser este profissional precisa entender o mercado e pensar como se fosse um dono de pequena empresa, assim poderá realmente sentir a necessidade do empresário e ser efetivo no seu propósito.
Além disso, precisa de fato conhecer o passo a passo do processo:
- Encontrar o empresário ideal
- Produzir o vídeo estratégico que vende
- Divulgar a empresa online através de anúncios
- Gerir as campanhas
- Acompanhar e mensurar os resultados para apresentar ao seu cliente
Quantas empresas existem em cada cidade? Talvez um produtor sozinho não daria conta de apenas um bairro.
Consegue enxergar que realmente é uma grande oportunidade?
Você vai cobrar um valor muito mais acessível do que o mercado tradicionalmente cobra para produzir e divulgar esses vídeos na internet.
Essa é a maneira mais simples e lucrativa de se ganhar dinheiro que você possa imaginar… tanto para um profissional de Vídeo Marketing quanto para o empresário.
Se você entendeu a necessidade do mercado, quer se tornar um Produtor Especialista em Vídeos para Negócios Locais e deseja usar o poder dos vídeos online para ATRAIR CLIENTES e ajudar empresários da sua região a VENDER MAIS…
Vejo você do lado de dentro!
Michael Oliveira
#VideosVendemMais