Trago novidades… Você vai conhecer o Jeitinho Americano de Anunciar Negócios na Internet que vai elevar as vendas de pequenos negócios locais e ajudar a movimentar a economia do nosso Brasil!
Quem me acompanha sabe que mudei para os Estados Unidos há alguns meses…
Desde que cheguei em Orlando venho sendo “bombardeado” com ligações de anunciantes oferecendo algum tipo de serviço e percebo até nos outdoors como o país tem o Marketing no DNA…
E, diga-se de passagem, é um Marketing direto, “violento”, sem rodeios e muito criativo!
Outro detalhe que percebi (que não acontecia no Brasil) é que até nas Redes Sociais a frequência de anúncios são extremamente relevantes para moldarmos.
A cada 4 anúncios, pelo menos 2 são feitos com vídeos.
Os vídeos estão tomando conta da Internet e fazem parte da maioria das campanhas de Vídeo Marketing.
Por que?
Porque todo especialista em marketing sabe que vídeos conectam muito mais do que textos. Vídeos chamam muito mais a atenção do público, proporcionam maior engajamento e fazem com que uma pessoa consuma todo o conteúdo sem se enfadar (obviamente, se o vídeo for produzido com as técnicas necessárias para isso).
Tudo isso me fez perceber como podemos melhorar o nosso desempenho no Brasil.
A boa notícia é que todas as novidades lançadas no EUA nos dão vantagem de tempo, pois geralmente estas ideias só são implementadas no Brasil com intervalo de mais ou menos 2 anos.
Como aproveitar esta vantagem…
Você lembra como me encontrou na Internet?
Provavelmente é porque estava em busca de alguma informação sobre equipamentos de produção de vídeos ou atrás da resposta para algum problema que você tinha nas produções dos seus vídeos.
Esse era um foco muito grande dos meus conteúdos e que realmente trouxe um público super engajado que começou a me seguir e até mesmo consumir meus produtos.
Mas, ao longo dos anos, eu entendi uma coisa…
Eu posso, sim, muito mais do que simplesmente ensinar uma pessoa a operar uma câmera.
Eu posso fazer essa pessoa GANHAR DINHEIRO com essa câmera. Eu posso fazer com que essa pessoa possa ter dinheiro para comprar uma câmera melhor… ou ter dinheiro para ter uma vida melhor!
Bom… me diz como eu farei isso, Michael?
Certamente você já sabe que anúncios em vídeos são o ponto forte para divulgar pequenos negócios na Internet.
Você já observou se as empresas aí da sua região fazem algum tipo de anúncio? Eu falo da madeireira, da marmoraria, do mercado, do restaurante, clínica veterinária, pet shops, etc.
A maioria das empresas aí da sua região certamente ainda não fazem anúncios com vídeos na Internet.
E sabe por quê?
Porque anunciar com vídeos é muito caro!
Quando o empresário pensa em anunciar com vídeos busca por empresas especializadas: as produtoras de vídeos.
O que acontece é que as Produtoras de Vídeos vão apenas GRAVAR um vídeo e vão cobrar caro por isso!
Só esta etapa custaria em média R$15 mil reais.
E pior… o vídeo é entregue ao empresário que, por sua vez, vai precisar de uma Agência de Marketing para dar continuidade e divulgar este vídeo…
E lá se vai mais dinheiro!
Foi por isso que eu comecei a mudar um pouco a forma como estou produzindo conteúdo nas minhas Redes Sociais.
Resolvi unir o MUNDO DOS VÍDEOS aos NEGÓCIOS!
Hoje, meu objetivo não é somente ensinar as pessoas a produzirem vídeos profissionais…
Eu quero formar Produtores Especialistas em Vídeos que vão ajudar pequenas empresas a divulgarem seus produtos.
Para isso, desenvolvi uma técnica com a qual qualquer pessoa, com uma câmera simples e básica, poderá atender uma empresa e gravar um vídeo estratégico.
Mas, não só gravar o vídeo…
Este Produtor vai executar todo o processo e, inclusive, fazer o anúncio desses vídeos pela Internet. Seja no Youtube, Facebook ou também no Instagram.
Ok, Michael, entendi a ideia… mas como fazer o empresário falar com desenvoltura diante da câmera?
Um dos maiores desafios de qualquer pessoa que vai gravar um vídeo é saber exatamente o que precisa ser falado para que o conteúdo faça sentido para o público…
A sensação de “perder o fio da meada” durante a gravação é algo muito frustrante!
Imagine você, como Produtor Especialista em Vídeos, chegar em uma empresa e simplesmente mandar o apresentador (dono da empresa/representante) falar diante da câmera…
Missão impossível! Além de uma grande perda de tempo.
Obviamente, você vai precisar dirigi-lo! E para isso nada melhor que um Roteiro...
Existem muitas técnicas e dicas de Roteiros por aí, mas um Produtor Especialista em Vídeos para Negócios não pode deixar impressão de amadorismo. Precisa estar preparado com as perguntas certas e, literalmente, dirigir todo o processo de gravação de um vídeo.
Afinal de contas, é com este vídeo que a empresa vai contar para efetivamente divulgar os seus produtos e serviços, certo?
É por isso que você precisa ter um Roteiro bem definido!
A técnica perfeita!
Existe uma técnica chamada: a Técnica das Perguntas.
Essa técnica permite que o seu cliente fale exatamente aquilo que precisa ser dito no vídeo de forma a otimizar o tempo. Mas, precisa ser preparado ANTES de efetivamente se deslocar até o seu cliente.
Nada de tentar levar Teleprompter, pois o cliente certamente não vai se sair bem e com certeza o vídeo não vai ficar com a naturalidade necessária.
Eu, por exemplo, quando falo sobre o meu negócio, sobre a minha empresa, aquilo que eu sei fazer, obviamente que eu falo com maior desenvoltura pois eu domino o assunto e estou à vontade para abordar sobre qualquer assunto relacionado ao meu negócio.
E é exatamente assim que deverá ser com o seu cliente.
Dicas essenciais para você roteirizar o vídeo antes de partir para a gravação:
Divida o vídeo em etapas…
Não queira gravar o vídeo, mesmo que seja um vídeo de poucos minutos, todo de uma vez só. Mesmo porque mesmo que seja um vídeo curto, para quem não tem o hábito de gravar vídeos a chance de dar muita coisa errada é muito grande além de aumentar a possibilidade do seu cliente se enfadar.
De maneira alguma você pode passar um ar amador sujeitando o seu cliente ao estresse ou a humilhação de ter que repetir mil vezes a mesma fala. E pior, fazer o seu cliente, dono de empresa, perder tempo.
Lembre-se, TEMPO É DINHEIRO!!!
Então, o que você tem que fazer é dividir o vídeo em 3 partes:
-
Primeira parte: Promessa
É nesta fase do vídeo que você vai se apresentar e dizer algo que desperte atenção do público.
Exemplo: “Neste vídeo você vai saber como tal coisa vai poder ajudar a organizar o seu dia…”
A ideia é que o vídeo, imediatamente, prenda a atenção do público do seu cliente e faça com que ele queira ver o desfecho, o final do vídeo.
-
Segunda parte: Entregar o Conteúdo
Esta é a fase do vídeo que você vai desenrolar o assunto e aguçar a curiosidade da pessoa com algum dado interessante, que faça a pessoa pensar na importância do produto do seu cliente e desperte o desejo de comprar.
-
Terceira Etapa: Chamada para Ação
Esta é uma fase muito importante, pois é ela que vai convencer a pessoa a fazer o que o seu cliente quer, que é CLICAR NO BOTÃO, seja de compra, ou para se inscrever, ou para entrar em contato com a empresa, etc.
Existe uma técnica chamada de CTA Irresistível…
O CTA precisa ter um objetivo, ou seja, aquilo que vai dar o desfecho desejado naquele vídeo. E esse objetivo só é alcançado quando você usa as 3 perguntas:
1) O que?
O que a pessoa vai ter de vantagem ao clicar no seu anúncio.
2) Por que?
Dê um motivo para que a pessoa clique no botão e se inscreva, ou faça a compra ou entre em contato com a empresa.
3) Como?
Esta é a etapa do CTA onde você diz exatamente como a pessoa vai agir para receber aquilo que você está oferecendo.
>> Para acompanhar este assunto em vídeo, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:
O ideal é que você mesmo treine em casa com antecedência para poder passar estas técnicas para o seu cliente e o guiar da melhor maneira possível.
Objetividade e dinâmica são essenciais para que a tarefa seja cumprida com efetividade!
Gostou destas dicas?
Eu pensei em todos os detalhes que envolvem este processo, do começo ao fim, para formar estes Produtores Especialistas em Vídeos para Negócios Locais…
Que tal aprender mais a fundo todos estes detalhes e, de quebra, se tornar o DONO DO SEU NEGÓCIO usando os vídeos para divulgar pequenas empresas aí na sua região?
Então, chegou a hora de conhecer as estratégias que já dão certo lá fora e implementar HOJE MESMO no Brasil!
Ainda estamos em vantagem!
Essa é a Golden Hour para empreender de maneira assertiva, ajudar pequenas empresas da sua região a vender mais e, tanto você quanto o seu cliente, LUCRAR com isso!
Adicionar comentário