Nesta oportunidade, você vai saber como eliminar o eco na hora de gravar vídeos e não se incomodar mais com aquela reverberação que atrapalha (e muito) a concentração da sua audiência. Com certeza, este é um dos fatores mais intrigantes para um espectador devido à distração que o eco proporciona em qualquer tipo de gravação, apresentação ou até mesmo durante um espetáculo.
Imagine a final do Super Bowl (um dos eventos mais importantes e comemorados pelos americanos), a cantora mais famosa da época se prepara para dar seu tão aguardado show…
O espetáculo começa, ela resolve falar algo antes de cantar, mas para decepção dos espectadores, não dá para entender nada do que ela diz, a propagação da voz pelo estádio faz com que o som chegue em “camadas” até os ouvintes, causando a maior confusão e desconforto.
Agora você consegue imaginar esta situação em um vídeo?
Seu público está ali, aflito por mais um conteúdo, mas o que acontece é um desastre, o eco é tão estridente que desprende a atenção do espectador em poucos minutos, fazendo com que ele busque outro vídeo.
Você corre um grande risco de perder este espectador em função de um pequeno mas importante detalhe: a qualidade do áudio.
O que é eco?
O eco nada mais é que um som refletido. Conforme já exemplificamos no item anterior, o eco provoca séria interferência na audição.
O que acontece é que a reverberação do som dá a sensação de que uma palavra está se sobrepondo à outra, causando confusão.
Mas, então como resolver este problema?
Absorção Sonora:
Certamente você já deve ter observado algum estúdio profissional nesses programas de TV.
O ambiente é todo forrado com um tipo de espuma escura ou, em alguns casos, com embalagens de caixa de ovos (recurso mais popular e menos oneroso).
Este tipo de material é conhecido como amortecedor de som.
Mas, não é só a espuma que ajuda a eliminar o eco.
Materiais macios como lonas, cortinas, madeiras e tapetes absorvem as ondas sonoras e quase não refletem o som.
Por isso as paredes dos auditórios, por exemplo, são geralmente cobertas de madeira.
No caso dos vídeos, você vai precisar fazer um tratamento acústico no ambiente onde habitualmente são feitas as suas produções.
Pode ser facilmente resolvido com o uso de alguns detalhes, tais como: cortinas grossas nas janelas, tapete de pêlo alto (grosso).
Caso não seja possível colocar cortinas, você pode usar colchões de solteiro encostados nas paredes (principalmente nos cantos) ou usar almofadas dispondo-as estrategicamente para diminuir a reverberação do som no seu estúdio.
Ponto-chave que você precisa saber: NÃO EXISTE microfone que elimine o eco! Não se iluda!
Para eliminar o eco somente usando materiais que ajudem a absorver a reverberação do som. 🙂
O problema de eco nos vídeos é mais comum do que você imagina, mas, definitivamente, se você quer fazer vídeos de excelência e manter a atenção da sua audiência, invista na qualidade da acústica do seu estúdio.
Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.
Acompanhe este conteúdo em vídeo disponível nesta matéria. É só dar um Play acima!
___________________
E se você quer dar o próximo passo ideal para produzir vídeos de qualidade profissional sem arriscar passar por erros e acertos e perder tempo…
Clique no botão abaixo para conhecer com detalhes esta super oportunidade:
Aguardo você do lado de dentro!
Michael Oliveira
#VídeosConectam
Adicionar comentário