Saber como montar um setup para gravar em casa é o “pulo do gato” para quem está começando e não tem como investir em um ambiente mais sofisticado para montar um estúdio.

No contexto da gravação de imagens (vídeos), um setup corresponde à disposição e instalação de luzes e câmera, e também se refere ao posicionamento da câmera para a gravação de um plano específico.

 

No episódio de hoje eu vou te mostrar como montar um setup para gravar em casa, ou seja, como montar o cenário de maneira simples e confortável para você gravar seus vídeos e compartilhar seus conteúdos tendo cuidado com os mínimos detalhes para que resultem em um excelente trabalho a serem apresentados à sua audiência.

 

Por onde começar…

Eu sei que tem uma galera começando a fazer vídeos no Youtube, gravando todos os dias ou todas as semanas, interessados em manter um relacionamento com sua audiência…

E vejo que há uma necessidade muito grande em montar um Setup (o cenário, o lugar) onde essas pessoas pensam em gravar os seus vídeos.

É muito importante ter essa preocupação, pois o ambiente onde é gravado um vídeo é como uma identidade para o que será abordado.

O cenário não é só uma questão de objetos bem dispostos, mas o porquê deles estarem ali, pois eles dão sentido à personalidade do interlocutor em conjunto com sua narrativa.

E não só isso, você precisa se sentir acomodado e à vontade para que a sua mensagem seja passada de maneira mais espontânea possível.

E neste sentido, um setup bem montado é a chave para um resultado de excelência.

Portanto, pensar em como montar o seu setup em conjunto com os demais elementos que estarão em cena, é um excelente ponto de partida para começar a gravar seus vídeos.

 

Atenção aos detalhes

  • Estabilizando a câmera/Enquadramento:

Algumas caixas de sapato ou livros, algo que possibilite que a câmera fique numa altura ideal para fazer o enquadramento.

Além disso você vai precisar controlar a altura da cadeira na qual você vai ficar posicionado.

Parece besteira, mas cuide para não deixar a câmera abaixo do nível dos seus olhos, isso traz uma postura arrogante, de prepotência.

Vai por mim, é assim que a coisa acontece no inconsciente das pessoas.

Não custa nada, é só colocar a câmera na altura dos seus olhos, ok?!

  • Luz:

Você pode aproveitar a luz natural, mas muito cuidado para não deixar sombras.

Nunca grave o vídeo contra a luz (a câmera precisa estar contrária a luz, de forma que você esteja contra a janela).

Se quiser uma dica sobre este tipo de take, dá uma olhada NESTA MATÉRIA para não errar!

  • Lente:
A queridinha de fotógrafos e videomakers

Preste muita atenção na lente que você vai usar.

O ideal é utilizar uma lente que possibilite gravar mais de perto, pois, sozinho, você vai precisar se visualizar no visor da câmera.

Além do mais, talvez o fio do seu microfone não possibilite que a sua distância seja maior em relação à câmera.

Dica: E por falar em visualizar, caso você tenha uma câmera da Canon, poderá utilizar o EOS Utility 3 que possibilitará você se visualizar na tela do notebook enquanto filma.

Legal, não é?!

 

No vídeo disponível nesta matéria, você pode ter acesso à todas essas dicas na prática. É só dar um play!

 

Se você gostou dessas dicas, comente aqui abaixo e compartilhe com os seus amigos.

 __________________

E se você quer dar o próximo passo ideal para produzir vídeos de qualidade profissional sem arriscar passar por erros e acertos e perder tempo…

Clique no botão abaixo para conhecer com detalhes esta super oportunidade:

Aguardo você do lado de dentro!

Grande abraço,

Michael Oliveira
#VideosConectam

Michael Oliveira

Michael Oliveira é um apaixonado por vídeos e vem ensinando empreendedores a criar um negócio altamente lucrativo através da metodologia da Produtora Enxuta, que é mais do que uma produtora comum... uma verdadeira Agência de VideoMarketing para negócios locais!

Visualizar todos os Posts

Adicionar comentário