Como contar histórias com vídeos é a dúvida mais frequente para quem resolve desbravar formas de apresentar conteúdos e acaba descobrindo que este é um tema muito comentado em mercados como Marketing e Publicidade. Porém o termo mais conhecido é “Storytelling”.
No nosso caso, o Marketing digital é o mais provável segmento onde você vai ouvir falar muito em Storytelling. Por que?
Bem… porque o Storytelling é uma das estratégias comumente usadas no Marketing Digital, principalmente em lançamento de produtos novos (cursos digitais, por exemplo).
Mas, o que é Storytelling?
A palavra deriva do inglês, e significa “contando histórias”. Nos termos do Marketing Digital (ou do Marketing em geral), é basicamente a arte de contar histórias tendo como fim a venda de produtos ou serviços, mas também é muito importante para a aproximação entre os personagens de uma transação, como é caso de uma empresa e seus clientes, ou de um produto e seus consumidores. É uma maneira eficaz de compartilhar conhecimento, experiências e ideias através de uma história, uma narrativa, através da qual é possível cativar e conquistar um público.
Histórias têm o poder de mudar perspectivas…
Existe um ponto de extrema importância que você precisa aprender a usar, pois é o ponto X que te conecta com os seus clientes: A HISTÓRIA!
Quando casei, precisei comprar uma casa. Eu tinha um pensamento um pouco fechado sobre comprar casa, pois vivi sempre de aluguel, e me assustou um pouco o que essa compra iria onerar na minha renda. Estávamos eu e minha esposa procurando uma casa, quando um corretor nos contou um pouco da sua história. Ele disse que sabia o que eu estava sentindo, pois alguns anos antes passou pela mesma coisa.
Assim como eu, ele tinha ficado inseguro em comprar uma casa e se endividar por anos, mas comprou mesmo assim.
Depois de me contar esta história, ele ainda me fez perceber algo que eu ainda não havia percebido devido ao medo: na verdade, eu estava investindo, pois uma casa tem seu valor multiplicado todos os anos.
Isso mudou completamente a minha ideia e a minha atitude. Comprei a casa e fiz um ótimo negócio!
O que aconteceu no meu caso? A história do vendedor se conectou com a minha de forma tal que influenciou na minha decisão. Ou seja, ele despertou gatilhos mentais através de sua história, fazendo com que eu me sentisse mais seguro em adquirir a minha casa.
É importante aprender a contar histórias
Como já mencionei, o Storytelling é usado como estratégia. Ele é uma ferramenta muito eficaz de persuasão que impulsiona as pessoas a fazerem negócios com você e, a partir daí, o vêem como uma referência.
O que acontece é que, usada da maneira correta e no momento certo, uma história traz o seu cliente para perto de você, pois ele sabe que você o entende e que você pode ajudá-lo.
Portanto, é essencial que você conheça bem o seu público para saber qual o momento e maneira certa de investir em Storytelling.
Storytelling e os vídeos
Que os videos são a forma mais efetiva de prender a atenção do espectador, todos sabem. A somatória do Storytelling às produções resultam em algo ainda mais poderoso, efetivo. Contar suas histórias em vídeos é colocar vida, solidez nos seus conteúdos, conectar os seus clientes.
Quando você aposta em Storytelling as pessoas podem se identificar levando-as a compartilharem a sua história com outras pessoas. Já, se você produz vídeos apenas com informações, facilmente alguém vai anotar tudo e usar em outro vídeo. É como se aquele conteúdo fosse usado para algo egoístico, apesar de ser válido, ainda não tem o poder de engajar e fidelizar um público.
Um vídeo com uma história bem elaborada ou contada gera confiança, laços entre você e sua audiência que jamais serão esquecidos. Tenha certeza! Por isso é importante que você saiba como contar histórias com vídeos.
Contar histórias ou Storytelling é uma ciência. Você precisa ficar atento a esta ideia, buscar entender e modelar os grandes players do mercado que usam este método de forma perfeita.
Lembre-se que quando você usa histórias em seus vídeos, você consegue capturar mais do que a atenção, mas o sentimento, o coração da sua audiência.
Confira no vídeo abaixo como o Storytelling, a arte de contar histórias pode tornar seus vídeos ainda mais atrativos.
Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.
Adicionar comentário