Como eliminar o medo de falar em vídeos é a pergunta mais frequente que ouço e um dos problemas que mais tenho constatado no mercado em que atuo.
Saber como eliminar o medo de falar em vídeos é o desafio mais árduo que as pessoas têm na hora de gravar. Eu sei disso pois venho acompanhando muitos dos meus alunos e, na maioria das vezes, quando percebo que o aluno não interage, não compartilha alguma novidade com os demais ou quando não tenta, ao menos, entrar em contato me pedindo para avaliar seu desempenho, já suspeito que o problema é o famigerado medo de falar em vídeos. Fico impressionado como um simples equipamento consegue intimidar tanto as pessoas.
Inicialmente, a desculpa mais ouvida é a falta de tempo ou falta de equipamento, mas quando investigo mais a fundo concluo que, na verdade, o medo de falar diante da câmera é a barreira mais enfrentada por quem nunca gravou um vídeo. O que acontece é que, muitas vezes, a pessoa domina o assunto, sabe o que tem que falar, tem todo o conteúdo em pauta, se prepara, pensa em todos os detalhes para produzir o vídeo mais top da vida, mas na hora “H” fica travado.
Conhecendo esta dificuldade é que me propus a produzir este conteúdo para te ajudar a eliminar o medo de falar em vídeos. Tenho certeza que essas dicas vão dar aquele “empurrãozinho” para você, enfim, sair do marco zero e começar a produzir vídeos.
- Você precisa dominar o assunto que deseja transmitir. Este é o ponto-chave para você se sentir à vontade diante da câmera.
- Delete da sua mente a ideia de estar falando com um grande público. Olhe diretamente para a lente da câmera e imagine-se conversando pessoalmente com alguém que está interessadíssimo no que você está falando. Como em um bate-papo informal, mas breve, mantenha o ritmo, cuidando apenas em manter o foco no assunto, sem desvirtuar.
- Faça um roteiro mental do assunto que você vai abordar no vídeo, ou seja, organize na sua mente o começo, meio e fim do vídeo. Isso ajuda a minimizar o nervosismo e os possíveis erros de gravação, além de poupar a energia que esta tarefa exige.
- Tenha sempre em mente que o intuito dos seus vídeos é entregar TRANSFORMAÇÃO à sua audiência. Quando objetivamos a entrega de algo de valor o assunto flui de maneira natural, e isso é nitidamente notado pelo público que com certeza vai interagir de forma muito positiva.
Eu tenho uma fórmula própria para a produção dos meus vídeos:
- Apresentação: Me identifico (menciono o meu nome e falo o que eu faço);
- Headline: Esclareço rapidamente o que será abordado no vídeo;
- Conteúdo: Desenvolvo e entrego o que foi prometido no início do vídeo;
- Resumo: Nesta etapa, eu concluo e faço um pequeno resumo do que abordei no vídeo;
- Chamada para a Ação (CTA – Call To Action): Dentre todos os tipos de CTAs, as mais comuns no Youtube é o convite ao público para se inscreverem no canal, darem um like (se gostaram) e deixarem um comentário, sugestão ou dúvida abaixo do vídeo. É o momento em que você “pede” algo ao público, que pode ser, inclusive, para entrarem no seu site ou baixar um e-book, por exemplo.
Espero que este conteúdo te ajude a eliminar o medo de falar em vídeos e colocar em prática esta poderosa arma que é a comunicação através dos vídeos nas Redes Sociais.
E não se preocupe com qualquer nervosismo inicial ou preocupação com certo desconforto. Inicialmente, somos propensos a nos autoavaliar, muitas vezes não ficamos felizes com nosso desempenho ou com algum detalhe no vídeo. Mas isso é muito bom, pois nos ajuda a melhorar.
“A prática leva à… muito mais ação” 🙂 Quanto mais você entrar em ação, mais terá a possibilidade de evoluir e ter cada vez mais autoconfiança, mais conhecimento, mais conteúdo, enfim, sua desenvoltura será cada vez mais espontânea. Como consequência, isso trará ainda mais qualidade ao conjunto da obra nas suas produções.
Se você não der o primeiro passo, ficará exatamente onde está! Pense nisso!
Gostou da dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo.
Adicionar comentário