Existem vários fatores que contribuem para que um projeto (de qualquer segmento) seja um sucesso.
Com os vídeos não é diferente!
Você precisa pensar em todos os pontos e considerar a importância de cada detalhe para que a produção do seu vídeo proporcione o resultado esperado.
Quem me acompanha sabe o quanto eu insisto no fato de que VÍDEOS BEM PRODUZIDOS SÃO O SEGREDO PARA ALAVANCAR UM NEGÓCIO ATRAVÉS DA INTERNET.
A verdade é exatamente esta!
A mensagem transmitida através de imagens audio visuais são a chave para atrair pessoas a conhecer o seu produto/marca/serviço e torná-los consumidores dos seus conteúdos ou mesmo clientes fieis.
Mas, será que para alcançar o sucesso no marketing do meu negócio através dos vídeos, usando equipamentos profissionais ou mesmo o meu Smartphone, cuidando de aspectos como iluminação, áudio, enquadramento, edição, trilha sonora, etc são suficientes para garantir um vídeo de qualidade?
Sim!
Mas, ainda há outros fatores a serem considerados aos quais você precisa prestar atenção a fim de MANTER o seu trabalho sempre em evidência de maneira a cativar e engajar o seu público…
Ou seja… deixar o seu público tão apaixonado que ele sentirá necessidade de te seguir e buscar diariamente os seus vídeos e conteúdos no Youtube, Facebook, Instagram, Blog ou qualquer que seja a mídia.
Infelizmente, a falta deste conhecimento tem levado muitos donos de negócio a deixarem dinheiro na mesa por assim dizer.
E eu creio que você não deseja fazer parte desta estatística.
Por isso, nesta oportunidade vou compartilhar com você as 14 dicas que vão além das técnicas de produção de vídeos para melhorar a divulgação do seu negócio de forma significativa.
Observe quais os detalhes que precisam ser levados em conta a fim de que haja um resultado efetivamente proveitoso, tanto para você quanto para a sua audiência:
1) Persistência:
Você precisa ser persistente com a manutenção do seu canal no Youtube.
É muito importante que você acredite naquilo que está investindo.
Não se preocupe se o seu primeiro vídeos não foi (ou não está sendo) um dos melhores vídeos, ninguém começa com 100% de qualidade ou com uma excelente desenvoltura diante da câmera.
Tenha certeza, a experiência te fará melhorar cada vez mais!
Tente caprichar, mas não pense muito sobre isso ou aquilo, pois se você se ater a cada pequeno detalhe ou se preocupar com a opinião alheia, jamais fará seu vídeo.
Então, persista!
Aproveite algumas reações da sua audiência para melhorar seus vídeos.
Mas, isso também não é motivo para você desistir.
2) Consistência:
Produza vídeos pelo menos 1 vez por semana.
O Youtube “adora” canais que demandam certo “agito”, então, quanto mais você posta vídeos de conteúdo relevante, mais há interação do seu público, e mais interessante é para esta mídia e muito mais para você!
3) Referências:
É muito interessante você ter outros canais no seu nicho de atuação como referência, pois além de te servirem como fonte de inspiração, eles te ajudam a manter o ritmo de postagens com qualidade.
Assim como é interessante para a sua audiência tê-lo como referencial.
Você pode e deve moldar não só o aspecto técnico da sua referência, mas o comportamento, a maneira como este cara que te inspira fala transmite seus conteúdos.
4) Humor:
Cuidado com o seu humor para gravar vídeos, pois tudo o que estiver passando pela sua mente, inclusive suas preocupações, ansiedades, estresses, tristeza, com certeza podem ser perceptíveis na tela.
Neste caso, NUNCA GRAVE vídeos neste dia!
Respeite o seu público.
Não contamine a sua audiência com os seus problemas!
5) Foco:
É muito fácil você perder o foco do seu canal.
Para quem grava vídeos este aspecto piora, pois é muito fácil você perder a concentração para aquilo que precisa ser gravado na hora.
Na verdade, a cabeça à mil, com toda a criatividade à flor da pele, acabam por atrapalhar na sua concentração naquilo que precisa ser produzido em escala.
Por isso, desprenda-se daquilo que deverá ser a sequência do seu conteúdo, e mantenha o foco na produção do momento.
Concentre-se em todas as etapas necessárias para o vídeo (cenas secundárias, cenário, enquadramento, áudio, iluminação, se você vai precisar de alguma autorização para gravar (locais privados ou autorização de imagem pessoal), pense bem no que você precisará transmitir no vídeo e grave.
Somente depois de finalizado é que você poderá pensar no próximo vídeo.
6) Colaboração com outros Youtubers:
Se você conhece alguma pessoa que realmente pode trazer alguma informação de valor para a sua audiência, nada impede de haver uma troca colaborativa.
Os grandes Youtubers fazem muito este tipo de colaboração permitindo que haja o que chamamos de “transferência de autoridade”.
Isso é super interessante pois faz com que uma audiência conheça outros produtores e vice-versa, fazendo com que ambos os canais cresçam muito mais rapidamente, e todos saem ganhando (muito mais o público!). 😉
7) Fale sobre algo que você é apaixonado:
Nada flui tão bem quanto ver uma pessoa abordar sobre algo que ela domina.
Tudo fica mais interessante, o assunto é muito mais simples de ser acompanhado e assimilado.
É incrível como o simples fato da pessoa amar o que faz e abordar sobre isto, conquista a atenção das pessoas.
Então, atente à isto!
Fale sobre o que você realmente conhece, domina e ama!
Este ponto te ajuda até a ter melhor desenvoltura diante da câmera, trazendo mais segurança e confiabilidade para o seu público.
8) Manter a confiança na sua ideia:
É muito comum você ter uma ideia de fazer um vídeo, tem toda a estratégia em mente, mas ao pedir a opinião de outra pessoa, ela acaba desdenhando o seu projeto, pois não sabe o poder que existe na divulgação de conteúdos através das mídias, não faz ideia do que você está falando e por isso mesmo vai emitir uma opinião totalmente contrária.
Acredite!
Qualquer assunto que você for abordar no Youtube sempre terá alguém interessado.
Por isso, mantenha a confiança na sua ideia.
Se é algo que você gosta de fazer e domina o assunto, com certeza você vai encontrar um público interessado no que você tem a dizer.
Mantenha o foco e você vai se surpreender com os resultados dos seus vídeos.
9) Não se acomode:
Você tem toda a liberdade para modificar o formato dos seus vídeos, então use a sua criatividade e ofereça formas diferenciadas de compartilhar seus conteúdos com a sua audiência.
Essa é uma estratégia muito interessante pois ela proporciona dinamicidade no seu canal, tornando-o cada vez mais interativo e menos massante.
10) Duração de um vídeo:
A duração do vídeo vai depender muito DO QUE e PARA QUEM você está falando.
Existe um método bem interessante para testar o tempo de duração de um vídeo e saber se a audiência está acompanhando ou se ela está desistindo de assisti-lo, basta ir no Analytics no seu canal no Youtube, onde você vai poder analisar este registro.
Para saber quanto tempo em média as pessoas ficam retidas vendo os seus vídeos, é só observar as estatísticas registradas no Analytics chamada “Retenção de Público”, onde você pode, inclusive, ver em tempo real em qual momento as pessoas saem do seu vídeo.
Esta é uma informação extremamente valiosa, pois é ela que vai definir quanto tempo é ideal para os seus vídeos a fim de poder manter a sua audiência atenta nos seus vídeos do começo ao fim.
11) Responsabilidade com a informação:
Jamais aborde sobre um tema ou assunto que venha trazer prejuízos à sua audiência.
Você é totalmente responsável pela informação que está divulgando, então, muito cuidado!
Além da preocupação com o bem estar do seu público, você precisa também zelar pela sua reputação.
12) Não espere a perfeição:
A verdade é que a perfeição nunca vai existir!
O que acontece é que depois que você começa, a chance de você cometer erros é muito maior, obviamente porque você está na ativa.
Então, não se penalize.
Basta ter em mente que a cada vídeo sua desenvoltura vai melhorando.
Portanto, o importante é entrar em campo e fazer!
Faça do jeito que você sabe. Depois, busque melhorar.
Pesquise, estude e tente evoluir.
13) Aceite a ajuda de outras pessoas:
Não despreze a oportunidade quando alguém se oferecer para te ajudar, talvez esteja ali a chance de conhecer novos formatos e ideias para o seu sucesso. Quem sabe?
Aposte nas pessoas mais experientes que você e que podem de alguma forma te ajudar.
Então, essa é a hora de deixar o orgulho de lado!
14) Não se endivide!
Não gaste todo o seu dinheiro comprando todo o tipo de equipamento!
Infelizmente, as pessoas querem começar e acabam se empolgando. Compram todo o tipo de equipamento, mas não sabem operá-los ou talvez nem vão usá-los.
Então, o que eu sugiro caso você não tenha recursos, é comprar uma câmera de menor valor para conhecê-la da melhor maneira possível.
Comece “do começo”, aprendendo a como usar de fato o seu equipamento, assim você vai poder evoluir de maneira muito mais efetiva.
Quando você puder adquirir equipamentos mais modernos, invista! Mas, se não pode no momento, não se preocupe.
O importante é começar e ir evoluindo com seus equipamentos, tanto em técnicas quanto em conteúdos.
E por falar em evolução, tenho um convite para você
Que tal dar o próximo passo na produção de vídeos de qualidade e conquistar o seu público com um conteúdo áudio visual profissional e, de quebra, ser um referencial no seu mercado e se destacar da concorrência?
Conheça com detalhes a proposta que preparei para você!
Trata-se de um treinamento completo onde eu ensino técnicas para você começar a
GRAVAR VÍDEOS E TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO.
Espero que a partir de AGORA você possa criar os seus próprios vídeos, produzir conteúdos de qualidade e ver o seu negócio evoluir em todos os sentidos.
Um grande abraço do seu amigo,
Michael Oliveira
#VideosTransformam
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